
Toda a vez que vamos começar um novo projeto, precisamos de informações que vão basear o trabalho a ser desenvolvido, e isso é o briefing.
O briefing é um documento que reúne todas as ideias que o cliente tem seja para criar uma identidade visual, campanhas de marketing, um site, vídeo, entre outros.
Podemos falar que o briefing seria como um manual de instruções para que toda a equipe siga o mesmo caminho e entregue o esperado pelo cliente.
Esse documento serve justamente para que a equipe de agências de publicidade trabalhem dentro de um direcionamento sólido. Isso é possível porque o briefing é construído diante das necessidades que o cliente deseja.
O briefing tem ainda o papel fundamental de tornar a execução mais ágil, já que entrega um diagnóstico completo do que será feito. Isso ajuda também na produtividade de toda a equipe.
Outras vantagens em ter um briefing são a organização de informações pois todos os dados estão na mão e é possível saber os pontos que merecem atenção. E a inspiração, por se tratar de documentos para uma agência de publicidade é necessária no processo de criação e o briefing é tipo uma luz no fim do túnel. Além disso as informações transmitidas pelo cliente são as melhores fontes para que você busque inspiração a fim de executar o seu trabalho.
Mas o que perguntar no briefing? Vamos listar pontos que vão direcionar as suas perguntas:
- Estabeleça as necessidades e expectativas dos Jobs
- Entenda quem são os concorrentes
- Defina questões técnicas (do produto em si)
- Referência visual ou inspirações dos clientes
- Qual é o público-alvo
- Valor de investimento
- Estimativa de entrega
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