
Companheiro, informativo, cultural. Ele reúne pessoas e comunidades que possuem várias coisas em comum e uma delas é o poder de ouvir e compreender uma mensagem sonora.
O Dia Mundial do Rádio é comemorado em 13 de fevereiro. A data foi escolhida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, a fim de homenagear o rádio.
Seu alcance o torna um meio de comunicação em massa com mais ouvintes que qualquer outro, além de estar presente em mais locais ao mesmo tempo.
A diversidade cultural que ele abrange faz com que ele seja uma indústria disputada e com alto potencial. Hoje se adaptando aos novos meios tecnológicos, é visto que as formas de consumo e de produção mudaram, como atualmente podemos presenciar a migração dos rádios AM para FM e o aumento de ouvintes via dispositivo móvel.
Por que o rádio é um importante veículo de comunicação?
Credibilidade é a palavra que o rádio carrega, ele passa por tantas gerações, mas sua credibilidade não é discutida. Diante outras mídias, quando alguém pensa em se informar sobre o que ocorre ao seu redor, o veículo mais acessível e que promete te passar as informações locais, é o rádio.
Ele ainda permite que você se informe enquanto realiza outras atividades, o que o torna dinâmico e prático. As pessoas ouvem trabalhando, no carro, limpando a casa, no parque, não há limite para ouvi-lo.
Hoje também ele permite uma grande interação com o público, através das redes sociais, mensagens e ligações as pessoas podem participar.
Para o campo publicitário, o rádio com todas essas características se torna uma boa opção. Seu alcance leva a publicidade a lugares que outros meios não alcançariam.
O custo-benefício é um ponto que atrai os olhares de anunciantes, o valor é mais baixo comparado aos demais. O público é misto, pessoas de todas as classes sociais e idades ouvem, e esses costumam ser fiéis a uma emissora.
O rádio possuí o potencial de prender a atenção do consumidor. Quando bem produzido, o anúncio gera curiosidade, envolve o ouvinte e cria uma imagem mental sobre o produto ou serviço. Dessa maneira, é possível gerar interesse, sem ser inconveniente e intrusivo.
Seja qual for a finalidade do que é transmitido o rádio é sem dúvidas um canal de grande importância para a sociedade e ainda vai se fazer presente por muito tempo como primordial na comunicação de massa.
-
Marketing digital para pecuaristas: como atrair compradores e parceiros comerciais
-
Vídeo Institucional Industrial: Como Apresentar sua Empresa com Autoridade e Impacto