
A jornada de compra são estratégias utilizadas que identificam em qual estágio do processo de compra o cliente está.
A ideia é entender hábitos e costumes para saber como ele se comporta e em qual momento da compra está. Essa identificação ajuda empresas a se prepararem para saber exatamente como conduzi-lo ao fechamento da compra de forma eficaz.
Dessa forma a jornada de compra é dividida em 4 etapas diferentes que nós vamos te apresentar, sendo elas:
Aprendizado: nesta primeira etapa o cliente não sabe ou não tem certeza de que possui um problema ou que tem a necessidade de um produto ou de um serviço.
Reconhecimento: neste momento a pessoa pesquisa e tem acesso a informações que a ajudam a perceber a existência de um problema ou de uma necessidade.
Consideração: ao perceber que tem um problema, o próximo passo é o consumidor seguir pesquisando soluções, assim ele passa a considerar aquela que melhor se encaixa na sua necessidade;
Decisão: após analisar as opções do mercado, é tomada a decisão e a compra pode acontecer.
Como aplicar a jornada de compra na minha empresa?
Com o conhecimento sobre as etapas e as características do cliente, a jornada de compra lhe dará dicas sobre qual conteúdo e estratégia utilizar para que a jornada seja executada do começo ao fim de forma eficiente.
Assim que o consumidor tem um primeiro contato com a sua empresa, ele entra na jornada de compra. Mas depende dos esforços da companhia para seguir até o final.
Então, quanto mais avançar, mais qualificado para a compra ele estará. Ou seja, maiores serão as chances de venda.
Se você vende produtos ou serviços o marketing de conteúdo será necessário nesse momento, será através dele que você irá convencer o cliente e induzi-lo até o fim. Além, entender esse momento ajuda no relacionamento a longo prazo com os clientes.
-
Marketing digital para pecuaristas: como atrair compradores e parceiros comerciais
-
Vídeo Institucional Industrial: Como Apresentar sua Empresa com Autoridade e Impacto