
Parece inofensiva, pequena e sem grandes estragos. Isso é o que algumas pessoas pensem sobre a Fake News, sem imaginar o quanto elas podem causar impactos na vida das pessoas e da sociedade no geral. Ou até mesmo as pessoas sabem e fazem com as piores das intenções.
As Fake News, geralmente, são atreladas a meios de comunicação informais, sem profissionalismo que buscam a instantaneidade como diferencial e não fazem uso de técnicas jornalísticas, mas são dadas como tais. E o pior é que existem profissionais que são contratados e até treinados para isso.
Para legitimar as Fake News, as páginas que produzem e divulgam esse tipo de informação costumam misturar as publicações falsas com a reprodução de notícias verdadeiras de fontes confiáveis. Outras notícias já induzem as pessoas o erro através do sensacionalismo.
As notícias falsas podem vir de diversos formatos como manipulação de imagens, mentiras, difamações, discursos de ódio e disseminação nas redes sociais.
E combater este fenômeno não é uma tarefa fácil, muito menos mudará de cenário da noite para o dia, mas cada um pode fazer sua parte e contribuir para ser menos uma notícia falsa espalhada acarretando problemas nas vidas das pessoas.
Mas o que eu posso fazer para ajudar nesta causa? Siga alguns passos para não se deixar enganar por notícias falsas.
- Considere a fonte de informação;
- Leia além do título;
- Cheque outras fontes;
- Cheque a data de publicação;
- Questione se não há emprego de humor ou sátira;
- Consulte especialista.
-
Growth Hacking: como acelerar o crescimento de startups com marketing
-
Como o varejo pode usar redes sociais para vender mais