fbpx

Enquadramento correto torna o vídeo mais atraente

Se você precisa gravar um vídeo não basta apenas ter um bom cenário, porque o Youtube é um espaço extremamente competitivo. Então, quanto mais elementos você tiver para se destacar dos demais, melhor para o seu canal. Ou seja, componentes valiosíssimos são os recursos de linguagem audiovisual. Por exemplo: plano/enquadramento e os ângulos e movimentos de câmera, como o nosso produtor e editor de vídeos, o João Witor – conhecido como Japa -, já explicou. Confere aqui.

Saiba que o vídeo é algo visual e o olhar humano se sente mais atraído por algumas coisas, mesmo que inconscientemente. Por isso, foram criados esses componentes para a fotografia e cinema. Entretanto, eles se encaixam em qualquer fenômeno visual, como vídeos do YouTube.

Acertar nesses recursos torna o seu conteúdo mais chamativo e, por isso, com menos concorrentes. O tamanho do plano é determinado pela distância entre a câmera e o objeto.

Por isso, deve haver adequação entre o tamanho do plano e seu conteúdo material (o plano é mais afastado quando há mais coisas para ver).

• Grande Plano Geral (GPG):
Tem como função descrever o cenário. É um plano com ângulo de visão muito aberto e, portanto, se torna impossível perceber a ação ou identificar os personagens.

• Plano Geral (PG):
Enquadra a cena em sua totalidade. É aberto, filmado a certa distância dos objetos e procura registrar o espaço onde as personagens estão. O corpo é enquadrado por inteiro e sempre tem o ambiente ocupando grande parte da tela.

• Plano Americano (PA):
É o plano que enquadra a pessoa acima do joelho. Geralmente não comporta mais de três personagens reunidas.

• Plano Médio (PM):
Mostra meio objeto, ou seja, a pessoa da cintura para cima. É o mais indicado para youtubers que gravam sozinhos e parados no mesmo lugar, sobretudo em vídeos com o influenciador sentado.

• Primeiro Plano (PP):
Do peito para cima e com foco no rosto. Serve para detalhar mais expressões faciais.

• Close (CL):
É o plano enquadrado de muito próximo do assunto. A pessoa é mostrada do ombro para cima. Com isso, o cenário é praticamente eliminado e as expressões tornam-se mais nítidas. Recomendado o uso durante pouco tempo ou como recurso de edição, por exemplo, em vídeos de humor para demonstrar bem de perto algo engraçado que o influenciador vai falar.

• Super Close (SC):
Close “muito fechado” no rosto ou em outro membro do corpo. Evite usar por mais de alguns segundos.

• Plano Detalhe (PD):
É o “pedaço” de um objeto, ou de um membro da pessoa. Ressalta o aspecto visual, e direciona o olhar.

• Profundidade de Campo (PC):
Não grave encostado na parede, é necessário que haja profundidade na imagem.

• Teto:
É o espaço que sobra acima da cabeça da pessoa. Não deixe muito espaço, nem pouco, pois a deixa “presa” no alto da tela. Quando a pessoa filmada se movimenta muito, aumente o teto para não correr o risco de cortar parte da cabeça dela.

Deixe um Comentário