fbpx

Entenda o que são os gatilhos mentais no marketing digital

A maioria das ações que tomamos em nosso dia a dia não são lógicas. Quem pensa que faz uma escolha totalmente racional, engana-se. O inconsciente tem muito mais responsabilidade sobre as suas atitudes.
Para explicar algumas atitudes relacionadas as compras, o marketing se embasou em estratégia de gatilhos mentais. Esses gatilhos fazem com que atitudes sejam disparadas pelo inconsciente fazendo as pessoas tomarem decisões no “piloto automático”.

Mas o que são os gatilhos mentais?

Gatilhos mentais são decisões que o cérebro toma no nível do inconsciente. Esses são recursos da própria natureza humana para facilitar a tomada de decisão.
Neste sentido, o marketing e vendas precisam entender o comportamento do consumidor e o que ele levar em consideração ao comprar, além de entender como se dá esse processo. Assim, as estratégias podem ter uma margem maior de assertividade.

O marketing pode aproveitar esse sentimento causado pelos gatilhos mentais na hora de nutrir o relacionamento com o consumidor.

 

Quais são os gatilhos mentais utilizados no marketing?

Agora você vai conhecer quais são os melhores gatilhos mentais que você pode usar nas suas estratégias de marketing e venda.

 

Amor e conexão

Amor e conexão entre as pessoas são necessidades básicas. As pessoas podem amar pessoas, animais filmes e marcas. Qual sentimento que sua empresa leva para as pessoas ao se comunicar?
Esse gatilho é uma construção afetiva que demanda tempo e não acontece de uma hora para outra. Quando há uma identificação entre os valores da marca e os valores do consumidor, o coração tende a bater mais forte.

 

Escassez

Esse é um dos maçis utilizados nas estratégias de marketing em vendas. Ele está relacionado com a sobrevivência, atrelado ao fato das pessoas garantirem itens básicos de sobrevivência.
Esse gatilho ficou evidente no início da pandemia do coronavírus quando as pessoas correram para o supermercado para garantir mantimentos. No marketing esse gatilho é utilizado para pessoas tomarem decisões rápidas para comprar. Poucos produtos em estoque, vagas limitadas ou bônus para os primeiros clientes são gatilhos que dão certo.

 

Exclusividade

O gatilho mental da exclusividade desperta o lado esnobe do ser humano. Se uma pessoa tem acesso exclusivo a uma informação, um lugar, um produto ou outra pessoa, ela tende a se sentir superior aos outros. Sabe aquela sensação de se sentir único?
Basta criar uma estratégia que desperte a sensação de privilégio de ter acesso ao que os outros não têm.

 

Curiosidade

Esse é um dos gatilhos mentais mais motivadores. Se não fosse pela curiosidade muitas coisas não existiriam no mundo. A curiosidade nasce da lacuna entre o que sabemos e o que queremos saber. Lançamentos de produtos e conteúdos com o termo descubra são gatilhos ótimos.

 

Prova social

A prova social é um gatilho que trabalha as expectativas das pessoas sobre o que os outros pensam de nós e a importância que damos ao que o outro diz.
As tendências de moda de baseiam muito nessa ideia. Uma roupa se torna moda por que todos usam.
No marketing da sua empresa, mostre quantas pessoas já confiaram na sua marca e explore o que os clientes têm a falar sobre você, em depoimentos e estudos de caso. Ao ver que outros clientes tiveram sucesso, as pessoas tendem a confiar mais na sua marca.
Esse são só alguns dos gatilhos mais importantes, mas cada empresa utiliza o que for melhor na sua estratégia para levar alguém a comprar seu produto oou ou serviço.

Deixe um Comentário