O que é a criatividade e qual a sua relação com negócios

A criatividade não é genética, não é dom e nem sorte, a criatividade vem da autenticidade de cada um. Ela é uma competência de valor, uma habilidade que pode ser descrita como a capacidade de uma pessoa de imaginar, criar, produzir, inventar, inovar sobre coisas que existem ou são inéditas.

Ser criativo é o ato de transformar ideias originais em realidade, é medir o abstrato entre o real. A criatividade está ligada com a capacidade de enxergar o mundo de outra maneira, com novos olhos, é o famoso “pensar fora da caixa”.

Para aqueles que exercem bem essa habilidade o segredo é estabelecer novas conexões entre os mais variados fenômenos, é gerar soluções e saídas que fogem do que é esperado.

Mas, há uma diferença entre as pessoas. Imaginar e criar são coisas diferentes, então se você tem uma ideia, mas não coloca ela em prática, você é imaginativo e não criativo.

Portanto, apesar de ser algo autêntico, a criatividade é uma habilidade como qualquer outra, como realizar cálculos, decorar textos, desenhar. Dessa forma, entendemos que ela pode ser desenvolvida e adquirida com tempo e esforço.

Essa se torna uma habilidade bastante importante para pessoas e marcas, o ‘novo’ é sempre o que eleva grandes nomes, produtos, serviços. O sucesso advém da criatividade de alguém que criou algo, solucionou problemas, teve ideias e a colocou no papel.

Várias empresas de sucesso, que hoje se consolidam como as mais valiosas do mundo, tiveram seu start a partir da criatividade e só estão no mercado até pela busca constante de inovação.

Vamos falar sobre alguns comportamentos de pessoas inovadores e criativas.

Capacidade de associação

Uma das características mais importantes é a associação. Ela ocorre em nosso cérebro quando tenta processar informações em sequência, dando-lhes lógica e coerência. É neste processo que se descobre novas conexões e nascem novas ideias.

As pessoas com a facilidade de associação são capazes de acionar esses raciocínios de pensamento e pensam além do os demais indivíduos não enxergam.

Questionamento

Geralmente quem é criativo e inovador não deixa nada passar em branco, muito menos as dúvidas. O hábito de perguntar e questionar tudo é uma fórmula encontrada para desafiar e entender todas as vertentes do que existe.

É bastante comum a utilização da frase “O que acontece se fizéssemos isso de outra forma?” para os curiosos que especulam as possibilidades a fim de criar soluções. Entendo as coisas como elas são, fica mais fácil pensar em outras possibilidades.

Observação

Ter o perfil observador e detalhista são características fortes de quem tem a habilidade da criatividade. Observar faz parte do processo de criação e seja em qualquer situação pode-se tirar os mínimos detalhes.

Explorar ideias e novos parâmetros nascem da observação. Por exemplo, Steve Jobs, fundador da Apple, desenvolveu o sistema operacional para Macintosh, após visitar e observar o centro de inovação da Xerox.

Networking

Ter relacionamento com pessoas com diferentes bagagens culturais e perspectivas são um prato cheio para os criativos, isso porque um dos fatores importantes para quem usa a criatividade são as experiências vividas, assim como fatores socioculturais e emocionais, estes carregam grandes pesos sobre processos de criação.

Por isso manter redes de relacionamento com pessoas explanam o olhar daqueles que pensam fora da caixa.

A criatividade e os negócios

Dentre todas as pessoas, uma das habilidades que mais nos difere do outro é a criatividade. Foi a criatividade e a capacidade de inovar que transformou o mundo e estruturou a base que nos sustenta.

Tudo o que existe ao nosso redor é fruto da criatividade. Seu smartphone, suas roupas, sua casa, seu ambiente de trabalho, tudo isso nasceu da criatividade de alguém. E mais, você comprou muitas coisas da que possui hoje porque alguém usou a criatividade.

Grandes ideias de empreendedorismo e inventos fazem parte do nosso dia e são essenciais para nós hoje, mas a criatividade ainda vai além disso. Utilizamos ela também para realizar tarefas como desenvolvimento de estratégias de gestão e marketing digital.

Graças aos criativos que marcas alcançam lugares importantes e o mundo saboreia de bons atrativos aos olhos. E, graças a criatividade que os negócios podem prosperar para o futuro e oferecer novas criações e ideias fantásticas.

O mais importante, porém, ao falar da criatividade e sociedade é o fato de que a habilidade de ser criativo pode ser adquirida. Basta estudar, se empenhar e seguir rituais criativos para ela fazer parte da sua vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *