Posicionamento de marca: o que é e como definir

O posicionamento de marca é muito importante para que as empresas consigam conquistar mais relevância no mercado. Hoje as marcas já não possuem padrões ou são do mesmo formato, o modelo atual das empresas implica a elas personalidade, gostos, opiniões e posicionamentos.

Para isso é só pararmos para pensar nas marcas que consumimos e conhecemos, existem marcas engraçadas, sérias, alegres, sem graça e uma infinidade de sentimentos na qual sentimos ao lembrar.

O posicionamento de marca é o trabalho que buscar influenciar a percepção do consumidor em relação a sua marca. É como você quer ser lembrado e reconhecido.

Algumas vezes confundimos o posicionamento de marca com o branding, mas eles não são as mesmas coisas. Porém, caminham lado a lado, sendo que o posicionamento de marca é uma estratégia de branding para tornar a marca mais desejada e positiva na mente dos clientes.

Se a sua marca não se diferenciar das outras, o caminho fica livre para a concorrência e o posicionamento de marca pode ajudar.

Como você quer que sua marca seja reconhecida? Se você tem a resposta, mas não sabe como definir, vamos te ajudar.

Alguns questionamentos precisam ser levados em consideração.

  • A quem seu produto se destina: muitos clientes se conectam a sua marca por compartilharem dos mesmos valores, por isso é ideal que você conheça bem o seu público-alvo. Gênero, faixa etária, classe social, hábitos e dores. Com essas informações definidas você poderá estar mais alinhado aos valores e expectativas dos clientes.
  • Qual problema seu produto soluciona: saber qual o desejo mais profundo do público e quais dores o seu produto resolve te coloca perto de entender o que você quer transmitir. Se a sua loja vende tênis esportivo e as pessoas que compra precisam de mais qualidade e técnica, você deve se posicionar como uma empresa que investe em tecnologia e inovação e que ama o esporte.
  • Qual o seu diferencial em relação a concorrência: além de conhecer muito bem o seu produto e o seu cliente, é importante também conhecer a concorrência. Para oferecer uma proposta diferenciada você precisa saber o que os concorrentes estão fazendo. Além disso, o seu diferencial é o que te faz melhor, então ele deve a cartada principal ao se posicionar.

Unidos esses três elementos são possíveis entender o propósito da marca e o que ela quer entregar, consequentemente, surge a imagem que você deve transmitir.

E para que você se firme com o posicionamento na mente dos clientes alguns passos são importantes:

  • Estabeleça uma proposta de valor;
  • Construa uma identidade;
  • Produza um conteúdo de qualidade;
  • Entregue uma experiência diferenciada.

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