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Público-alvo: o que é e como dialogar com quem você precisa!

Público-alvo é um grupo de pessoas que possuem características em comum identificadas por uma empresa para direcionar as suas estratégias de comunicação e marketing.

Algumas definições que diferenciam o perfil de um consumidor para o outro começa com a segmentação de mercado. E as demais características são retiradas de análises e pesquisas de mercado. Segmentar o público que possui mais afinidade e que possuem mais chances de virarem cliente tem impacto importante nas vendas.

 

Quais são as características que segmentam a base?

As variáveis de segmentação do público-alvo exigem recortes no mercado mais específicas que vão além do comum como idade e sexo, apesar de serem importantes. Principais variáveis de segmentação:

Geográfica: país, região, estado, cidade, tamanho da cidade, rural/urbana, residencial, comercial, densidade, clima

Demográfica: idade, gênero, tamanho da família, solteiro, casado, filhos, renda, condição socioeconômica,      ocupação, escolaridade, religião, raça, nacionalidade.

Psicográfica: estilo de vida (romântico, minimalista, criativo, militante etc), personalidade, valores, interesses, preocupações.

Comportamental: sensibilidade ao marketing, intenções de compra e comportamento de usuário.

 

O público-alvo não é uma mera descrição de características de um grupo de consumidores. Para que essa ferramenta de marketing realmente funcione, ela depende de muita pesquisa e um olhar apurado sobre o mercado. Só assim você vai encontrar as melhores oportunidades e mirar no público certo para ter sucesso nas estratégias de marketing.

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